Moradores da Travessa Dez de Junho, na região do bairro Tropical, em Rio Branco, tomaram um susto ao se depararem com uma Sucuri de tamanho estimado em 3m, nesta segunda-feira, 4. As imagens da captura ganharam repercussão nesta terça, 5.
No vídeo que ac24horas teve acesso, a serpente aparece laçada por uma corda, enquanto se enrola. Segundo as informações, a cobra, que parecia ter engolido um animal, nadava por uma região que está alagada pelo igarapé São Francisco (veja o vídeo no fim da matéria).
A reportagem visitou o local onde a Sucuri foi encontrada. Moradores que não quiseram se identificar afirmaram que o animal só foi amarrado até a chegada dos Bombeiros, que fizeram a remoção, pelo medo de ataque.
Saiba mais sobre as Sucuris:
As sucuris são vivíparas, o que significa não botar ovos. Por isso, o filhote de sucuri desenvolve-se dentro do corpo da mãe, de onde sai pronto para a vida.
Uma sucuri pode gerar de 20 a 100 filhotes por gestação. A depender da espécie, a gestação de um filhote de sucuri tem duração de seis meses. No topo da cadeia alimentar, a sucuri atinge a maturidade sexual por volta dos seis anos de idade. E pode viver até os 30 anos. No entanto, muitas morrem antes disso, por volta dos 10 anos, justamente pela ação predatória do ser humano.
A sucuri verde é a maior espécie de serpente do mundo em volume corpóreo. Apesar de não ser a maior em comprimento, ela pode atingir mais de seis metros de comprimento. Atualmente, a píton-reticulada é considerada a maior serpente do mundo em comprimento, podendo atingir sete metros.
É comum que serpentes desçam nos rios em época de cheia, levadas por balseiros.
Veja o vídeo: