A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta quinta-feira, 14, o programa Saúde na Comunidade, que é direciona ações de saúde às comunidades rurais e ribeirinhas. Cerca de 62 profissionais de diversas especialidades partiram do porto da Base, no Rio Acre, com o objetivo de atender a 167 comunidades de difícil acesso, dentro dos limites da capital acreana, por vias fluviais.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, disse que o programa atende famílias que dificilmente têm acesso à saúde básica. “Isso é importante, estamos vendo que conseguimos alcançar até as pessoas que moram muito longe de Rio Branco. Na nossa cidade, ainda existem muitas comunidades isoladas, distantes, e o compromisso da gestão é chegar a todos os cidadãos”, disse.
A secretária de saúde de Rio Branco, Sheila Andrade, destacou a diversidade dos profissionais envolvidos. “Temos coordenadores, médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, agentes de endemias, técnicos, e também o pessoal de apoio, dos barqueiros a eletricistas. Tudo isso para oferecer o que seja necessário para essas pessoas que tem tão pouca oportunidade de acessar a saúde básica”, explicou a gestora.