Ícone do site Ecos da Noticia

Em Cruzeiro do Sul, Feira do Peixe vira campo de estudos de Etnobiologia

Estudantes do curso de biologia do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac) aproveitam a Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul para colher dados para disciplina de férias chamada Etnobiologia, que visa explorar os conhecimentos tradicionais em conjunto com os acadêmicos. A disciplina envolve o estudo dos saberes populares, buscando integrar diversas perspectivas sobre a biodiversidade, tanto vegetal quanto animal, e aspectos culturais.


A professora Nicoll Escobar explica que os alunos estão realizando uma experiência etnográfica para descrever a diversidade observada.”Essa disciplina envolve o estudo dos conhecimentos, os saberes tradicionais. A ideia da disciplina é juntar conhecimentos acadêmicos com conhecimentos tradicionais, conhecimentos populares. A gente está fazendo uma experiência etnográfica, que basicamente descreve tudo o que a gente está vendo, de diversidade vegetal, animal, cultural. Os alunos estão fazendo esse exercício aqui hoje. A etnobiologia é uma disciplina que estuda a interação entre as culturas humanas e os conhecimentos tradicionais com a biodiversidade. Ela busca compreender como diferentes grupos étnicos percebem, classificam e utilizam os recursos naturais ao seu redor, incluindo plantas, animais e ecossistemas. Essa área de estudo explora tanto os aspectos biológicos quanto os aspectos socioculturais relacionados ao conhecimento ecológico tradicional”, relata.



Com diferentes espécies de pescado, a 4° Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul reúne ribeirinhos, pescadores, agricultores e artesãos e saberes que vão desde técnicas de produção de piscicultura à pesca propriamente dita, confecção e reparos das redes usadas para capturar os peixes, além dos saberes culinários que envolvem transformar o pescado em deliciosos pratos regionais.


A Feira prossegue até sábado (30) e é uma realização da Prefeitura de Cruzeiro do Sul através da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Cruzeiro do Sul em parceria com as associações de produtores, pescadores e vendedores de peixe.


Sair da versão mobile