Passados quase 15 dias do pico da segunda maior enchente do Rio Acre na história de Xapuri, muito trabalho já foi realizado pela prefeitura em várias frentes, como o retorno das famílias desabrigadas que não tiveram suas casas interditadas e a limpeza de residências e das ruas atingidas pela alagação na cidade.
Apesar disso, algumas situações que ainda não puderam ser resolvidas geram reclamações da população e até de vereadores. Um desses casos é o da Praça de São Sebastião, um dos logradouros públicos mais importantes da cidade, localizada na região mais central da cidade, à margem do Rio Acre.
Completamente inundada pela enchente histórica, a praça continua soterrada pela areia e cheia de balseiros e entulhos carregados pela água. Em uma publicação do Facebook, a vereadora Alarice Botelho, do PT, mostra um vídeo da situação em que se encontra a praça e diz que vai cobrar.
“Sabemos que os danos foram muitos. Mas não podemos admitir até hoje não ter sido feito nenhuma limpeza. Vamos cobrar”, diz a única mulher vereadora da cidade.
Procurado, o secretário de Obras da cidade, Josué Ferreira, admitiu que nada foi feito ainda com relação à limpeza da praça, mas justificou a situação relatando o acúmulo de serviços a serem realizados com a pouca estrutura que a prefeitura dispõe para enfrentar a demanda do pós-enchente.
“Não finalizamos a limpeza das ruas e ainda estamos fazendo as mudanças de retorno de famílias para casa. Temos a estrutura da prefeitura, mas alugamos mais equipamentos para enfrentar a situação. Agora, temos certeza de que a prioridade é a vida das pessoas e as vias limpas. A praça é importante, mas diante da nossa situação temos que eleger prioridades”, explicou o secretário.
A respeito da previsão para a limpeza da praça de São Sebastião, Josué Ferreira informou que as frentes de serviços ainda estão atuando em alguns bairros que foram fortemente atingidos pela cheia deste ano e que a partir da próxima semana o serviço começará a ser realizado.