A sardinha é um alimento popular que conquistou seu lugar na dieta por inúmeros motivos. Versátil e rico em gorduras saudáveis, esse tipo de peixe é considerado uma joia nutricional por ajudar a reduzir o açúcar no sangue, cuidar da memória e saciar a fome, entre outros benefícios à saúde.
Esse pequeno peixe azul é uma excelente fonte de proteínas de qualidade, contendo cerca de 21 gramas de proteínas em 100 gramas de alimento. Além disso, seu grande atrativo está no baixo teor calórico em relação aos outros pescados. Por isso, ele tem sido um aliado em dietas para perder peso.
Vale citar ainda que a sardinha é um dos peixes mais ricos em ômega-3, um tipo de gordura benéfica para a saúde, especialmente para proteger o cérebro. Seu consumo está associado a um menor risco de deterioração das funções cerebrais e no controle do açúcar no sangue.
Outro ponto positivo é que a sardinha é uma opção barata. A sugestão é que ela seja consumida assada ou cozida para preservar as propriedades nutricionais. Caso não seja possível adquiri-la sempre fresca, vale apostar na versão enlatada, desde que com moderação e menos frequência.