O nível do Rio Acre, na capital, como previsto, subiu muito nas últimas 24 horas. Impulsionado pelas chuvas em toda a bacia e a cheia nos municípios da região do Alto Acre, o nível do manancial “saltou” de 9,2m para 13,18m na manhã desta sexta-feira, 23.
O nível fica apenas a 32 centímetros da cota de alerta que é de 13,5m em Rio Branco.
A previsão da Defesa Civil não é nada animadora. Conforme Cláudio Falcão, coordenador do órgão, a previsão é que a cota de alerta seja alcançada até o meio-dia e que até o fim desta sexta, é possível que o rio transborde na capital acreana. “Infelizmente, está subindo muito rápido e acredito que alcancemos a cota de alerta até o meio-dia. Não podemos descartar que o rio alcance a cota de transbordamento ainda hoje. Por isso, já estamos com todo o nosso plano preparado, caso aconteça”, explica.
Igarapés dão sinal de estabilização
A situação da enxurrada dos igarapés ainda preocupa, mas há uma boa notícia que é o indício de estabilização. “Nos nossos últimos monitoramentos, os igarapés deram sinal que estão estabilizando. Esperamos que isso se confirme durante o dia”, explica Cláudio Falcão.
Cerca de oito famílias desabrigadas pela enxurrada foram levadas para a Escola Álvaro Rocha, na região da Conquista. Outros 20 estão sendo acompanhadas de perto e podem ser retiradas de suas residências, caso os igarapés não parem de subir.