Ícone do site Ecos da Noticia

Hidrovia do Rio Madeira está na lista de leilões de concessões hidroviárias no Brasil

Os leilões de concessões hidroviárias no Brasil devem movimentar cerca de R$ 4 bilhões até 2026. O governo pretende realizar ao menos 5 certames para aprimorar o desenvolvimento do modal de transporte de cargas e passageiros pelas águas fluviais do país. A Hidrovia do rio Madeira tem previsão de abertura do edital em dezembro de 2024.


Aumentar a participação de hidrovias no escoamento da produção agrícola é uma das prioridades da gestão de Silvio Costa Filho à frente do Ministério de Portos e Aeroportos. Além dos leilões, o governo também deve iniciar neste ano o lançamento de projetos para destravar novos investimentos e desburocratizar procedimentos.


O 1º edital de concessão hidroviária está previsto para ser publicado em dezembro deste ano. Trata-se da Hidrovia do Madeira, que compreende partes dos Estados do Amazonas e de Rondônia. Outros 2 projetos devem ser encaminhados para análise do TCU (Tribunal de Contas da União) no final deste ano.


A hidrovia do Madeira é uma das mais importantes vias de transporte localizadas no chamado Corredor Logístico Norte. É, também, a segunda hidrovia mais importante do Norte, atrás apenas da hidrovia do Amazonas, da qual é um dos principais afluentes da margem direita.


Leia a lista de concessões hidroviárias até 2026:


Hidrovia do Madeira: abertura do edital em dezembro de 2024;


Hidrovia do Paraguai: para consulta ao TCU em dezembro de 2024;


Hidrovia da Lagoa Mirim (RS): para consulta ao TCU em setembro de 2024;


Barra Norte: em definição do modelo de concessão;


Hidrovia do Tocantins: recursos da privatização da Eletrobras (Lei 14.182 de 2021).


Sair da versão mobile