Ícone do site Ecos da Noticia

Concurso Público Nacional Unificado bate recorde e chega a 2,65 milhões de inscritos

Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como Enem dos Concursos, terminou o período de inscrições nessa sexta-feira (9/2) e estabeleceu um recorde na história dos processos seletivos do país: 2,65 milhões de candidatos.


A expectativa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) era que o total de participantes ficasse entre 3 milhões e 3,5 milhões de pessoas.


Ao todo, o modelo de seleção de novos servidores públicos oferta 6.640 vagas para 21 órgãos públicos federais. As provas estão previstas para 5 de maio e serão aplicadas de forma simultânea em 220 cidades, em todas as unidades federativas.


Conforme divulgou o ministério, do total de inscritos, 1,28 milhão ainda não pagaram a Guia de Recolhimento da União (GRU), ou seja, a taxa de inscrição — que varia de R$ 60 (cargos de ensino médio) a R$ 90 (cargos de ensino superior).


Ministra celebra número de inscrições no Enem dos Concursos

Com o objetivo de “promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos”, o Enem dos Concursos tem o diferencial de possibilitar que o interessado concorra a mais de uma vaga, desde que dentro do mesmo bloco temático.


ministra Esther Dweck celebrou o número de inscritos: “Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação no serviço público, que é o Concurso Nacional Unificado. Boa sorte e bons estudos a todas as pessoas inscritas. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil”.


Veja o cronograma do CPNU:


• Início das inscrições: 19 de janeiro


• Prazo máximo para inscrições: 9 de fevereiro


• Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro


• Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril


• Aplicação das provas: 5 de maio


• Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 3 de junho


• Divulgação final dos resultados: 30 de julho


• Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto


 


 


 


Por Metrópoles


Sair da versão mobile