O Ibovespa passou a cair no fim da manhã desta sexta-feira (19), recuando 0,45%, aos 126.748 pontos, por volta das 11h40.
No mesmo horário, o dólar operava próximo à estabilidade, com alta de 0,06%, cotado a R$ 4,92.
A moeda americana caminha para a segunda alta semanal consecutiva, influenciado, principalmente, pela moderação nas apostas de cortes de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.
No cenário doméstico, o IBC-Br, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) registrou variação positiva de 0,01% em novembro, na comparação com o mês anterior. O dado, divulgado hoje pelo Banco Central, veio abaixo das expectativas da Reuters, de 0,10% no mês.
No exterior, a semana foi agitada para o mercado financeiro depois de resultados mistos nos lucros dos principais bancos dos EUA. Mesmo assim, as ações conseguem se firmar nesta sexta-feira, graças ao desempenho dos papéis de empresas fabricantes de chips.
Na Ásia, os índices da China continental e de Hong Kong fecharam em queda, em um movimento de realização de lucros. Por lá, os negócios seguem sendo interferidos pela falta de estímulos convincentes na economia.