Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Conflitos no Mar Vermelho atrasam exportação de petróleo, diz AIE

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Um novo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) aponta que os conflitos na região do Mar Vermelho podem atrasar as exportações de petróleo em até duas semanas.


De acordo com a agência, que divulgou nesta quinta-feira (18) seu relatório mensal sobre o mercado de petróleo, 10% do comércio marítimo global do produto passa pelo Canal de Suez, uma importante ligação entre as cidades litorâneas de Suez e Porto Saíde, localizadas no Mar Vermelho e no Mar Mediterrâneo, respectivamente.


A navegação em torno do Cabo da Boa Esperança, na África – principal rota alternativa –prolonga as viagens em até duas semanas, elevando os custos de frete e seguro.
Para o relatório, o aumento das tensões geopolíticas no Oriente Médio, que responde por um terço do comércio marítimo de petróleo do mundo, deixou o mercado “nervoso” no início de 2024.


“Os ataques aéreos dos EUA e do Reino Unido contra alvos Houthi no Iêmen, em resposta a ataques a navios-tanque no Mar Vermelho pelo grupo apoiado pelo Irã, levantaram preocupações de que uma escalada do conflito poderia interromper ainda mais o fluxo de petróleo por meio dos principais pontos de comércio”, concluiu a AIE.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias

plugins premium WordPress