O apresentador Marcos Mion e sua família foram vítimas dos anúncios criados por golpistas que usam inteligência artificial para recriar a imagem e voz de pessoas famosas. No vídeo, Mion promete a cura do autismo, o que não existe.
“É um vídeo onde eu vendo, a minha voz, vendendo a cura para o autismo. O que é de uma baixeza, assim, porque eu sou um cara que luto tanto pela conscientização do autismo, eu luto tanto”, lamenta o apresentador do Caldeirão.
No anúncio fake, os criminosos usam a voz de Mion para vender um medicamento contra o autismo. O Mion fake cita que seu filho que é portador de autismo, Romeu, está se relacionando melhor e teve crescimento nas notas na escola.
“Usar a minha imagem, com a minha voz, com a minha boca mexendo, para tratar o autismo como uma doença… E pior ainda: vender uma cura milagrosa, que não tem princípio médico embasado de estudo, nenhum, nada. Acima de tudo, o que é pior, a história da evolução do meu filho, do Romeu, dando crédito a isso, a esse tal desse produto”, diz.
Mion afirmou que irá processar a Meta, empresa que controla o Facebook, o Thread e o Instagram.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/5/k/MFh6A8RyCC3Kqq8HAEfw/mion.01-frame-1588.jpeg)
Mion e o filho Romeu — Foto: Reprodução/TV Globo