“Eu vou tomar um tacacá”: veja benefícios do caldo típico da região Norte do Brasil

Eu vou tomar um tacacá“. Só de ler o trecho, o cérebro dá um “estalo” e traz a melodia da música Voando Pro Pará, da cantora Joelma. O verso da canção remete a um prato típico do estado da região Norte do Brasil. Feito com camarão, tucupi, jambu e goma de mandioca, o prato soma inúmeros benefícios, inclusive, ser uma “fórmula” antienvelhecimento.


Coluna Claudia Meireles não “voou” para o estado da região Norte, mas contactou a nutricionista Priscilla Dias. Com especialização em nutrição clínica e materno-infantil, ela atende em solo paraense e tem formação pelo Centro Universitário do Pará (Cesupa). A expert se graduou em 2006.


Foto colorida de caldo com camarão dentro de tigela com sousplat de trama de palha - Metrópoles


De acordo com Priscilla, o tacacá pode muito bem ser caracterizado como um prato “nutritivo”. “É uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais”, salienta. Por conter camarão, o caldo integra bons níveis de proteínas, “essenciais para a construção e manutenção dos músculos, ossos e tecidos”.


Ingredientes do prato, o jambu e o tucupi são ricos em vitamina C, nutriente importante para o sistema imunológico. A especialista em nutrição clínica lista outros benefícios do prato paraense: “O tucupi também é rico em vitamina A, fundamental para a visão. Também tem concentração de cálcio e de ferro”.
tacacá

O caldo soma benefícios para o organismo

Além de fortalecer o sistema imunológico e proteger a saúde da visão, comer tacacá fortalece os ossos e dentes, ajuda na digestão, alivia dores e dispõe de propriedades anti-inflamatórias e antienvelhecimento em razão do jambu.

“O jambu é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antibacterianas e anestésicas. O alimento apresenta vitamina C, nutriente importante para o sistema imunológico”, explica Priscilla Dias.


Antienvelhecimento

A nutricionista paraense esclarece a respeito do tacacá ser um caldo com benefícios antienvelhecimento. Como leva jambu no modo de preparo, o prato tende a “ajudar a reverter o envelhecimento por meio de suas propriedades antioxidantes”, garante a expert.


Foto colorida de jambú - Metrópoles

Jambu apresenta propriedades anti-inflamatórias

“Os antioxidantes contribuem com a proteção das células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres. Essas moléculas podem causar danos celulares, levando ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônicas”, menciona Priscilla.


Ajuda a emagrecer?

Aos interessados em perder peso, a especialista em nutrição clínica assegura que o tacacá não é um alimento de baixo teor calórico. “Quem está no processo de emagrecimento tem que consumir com moderação. É um caldo de alto valor nutricional”, finaliza.


 


 


 


Por Metrópoles


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias