No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que acontecerá no domingo (5), os participantes vão enfrentar, além da redação, uma maratona de 90 questões. Desse total, cinco perguntas testarão seus conhecimentos em uma língua estrangeira: o inglês ou o espanhol.
Apesar de serem apenas quase 3% do total de questões do exame, somando os dois dias de provas, elas costumam assustar os alunos. Para ajudar a simplificar essa jornada, a CNN ouviu fontes especializadas no assunto para reunir dicas para essas questões. Veja:
Pratique com provas anteriores
A Pearson, empresa que reúne escolas de idiomas como Wizard e Yázigi, aconselha que as pessoas que sejam prestar o Enem leiam mais conteúdos em inglês e defende que a prática é importante para o aprendizado do idioma. Outra dica importante é a prática com versões do exame aplicadas em anos anteriores, que podem ser encontradas na internet.
Exercite a interpretação de texto
A professora Maria Cristina Armaganijan, coordenadora de Inglês do Curso e Colégio Objetivo, explica que a interpretação do texto é fundamental para ir bem na prova. Segundo ela, a pessoa pode não saber todas as palavras de um material de apoio — e geralmente não vai saber —, mas precisa compreender o contexto da questão.
“Ele precisa exercitar a interpretação de texto, porque o vocabulário do Enem é intermediário. Às vezes ele até entende o vocabulário, mas não interpreta o texto. Tem que ter muito bom senso”, defendeu.