Acre adere ao Plano Amas e recebe primeiras doações do programa federal

O governo federal, com vistas a fortalecer a presença do Estado na região da Amazônia Legal, lançou em 2023 o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), idealizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.


O lançamento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 10, durante o 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Manaus (AM), com a adesão do governo do Acre e demais estados amazônicos.


Governador Gladson Cameli ressaltou e agradeceu o apoio dado pelo governo federal ao Acre. Foto: Diego Gurgel/Secom Foto: Diego Gurgel/Secom

Durante a reunião, o governador Gladson Cameli pontuou o empenho da gestão federal em integrar toda a Região Norte em um plano tão benéfico ao Brasil como o Amas.


“Não posso deixar de agradecer ao presidente Lula e ao ministro Flávio Dino por este momento; é um investimento que vai render muitos frutos, pois o Acre, como região de fronteira, precisa dos recursos federais para combater a violência e o narcotráfico, que é um dos objetivos fundamentais do Plano Amas”, frisou o governante.


A adesão ao Plano Amas beneficia todos os estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Foto: Diego Gurgel/Secom

Outro objetivo do Plano Amas é promover a preservação local, aliada a ações de segurança pública que observem as especificidades de cada estado.


De acordo com o ministro Flávio Dino, o objetivo do governo federal é implementar 34 novas bases na Amazônia e criar dois centros: um de cooperação policial internacional e outro de operações ambientais, em Manaus.


Ministro da Justiça, Flávio Dino destacou a importância da Região Norte para o governo federal. Foto: Diego Gurgel/Secom

“O Brasil é um provedor de meios para a preservação de ecossistemas; nosso objetivo é realizar os maiores investimentos já feitos nas polícias estaduais e na Polícia Federal. Realizamos hoje a primeira entrega, simbólica, do Plano Amas”, declarou.


Ao Acre, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, o governo federal doou oito veículos para as forças de segurança do Estado, com investimento realizado de R$ 2,5 milhões.


O evento contou também com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Aloizio Mercadante.


Lançamento foi realizado na manhã desta sexta-feira, 10, durante o 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, em Manaus. Foto: Diego Gurgel/Secom

Na ocasião, foi validada a Carta de Manaus, com o posicionamento dos governadores sobre os sistemas alimentares e recuperação de áreas degradadas para a Conferência das Partes (COP) 28; e foi realizada a apresentação do Projeto Um Milhão de Oportunidades, do Unicef, e sobre o G20 e a COP 30, que tem como sede Belém (PA).


O que disseram

“Em 2023 o Ministério do Meio Ambiente apresentou registros notáveis de redução de desmatamento, o que mostra a seriedade do governo federal em relação ao compromisso com a redução dos danos ambientais. Queremos alavancar o mercado de carbono, para a transformação ecológica da Amazônia.”


Fernando Haddad, ministro da Fazenda


“Nós, governadores dos Estados da Amazônia Legal, vamos contribuir no processo de transformação ecológica da região, mas temos que retratar a realidade do Norte, para que não haja equívoco diante das questões fiscais.”


Helder Barbalho, governador do Pará


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias