O protesto de familiares de presos no presídio Francisco de Oliveira Conde, que fechou ruas do centro de Rio Branco durante toda a manhã desta segunda-feira, 2, terminou após uma reunião de uma comissão com representantes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre é da Secretaria de Governo do Acre.
Na reunião, ficou acordado que as manifestantes, em geral, esposas e mães de apenados, deverão montar uma comissão que se reunirá mensalmente com o órgão de administração penitenciária para alinhar as melhorias. Dentre as medidas que entrarão em vigor ainda esta semana, de acordo com uma testemunha, estão o aumento da proteína nas marmitas entregues aos presos, a mudança do dia da visita para o fim de semana, e o reestabelecimento do acesso imediato dos apenados a medicamentos e serviços médicos.
Sobre a mudança de empresa fornecedora dos alimentos, que também é uma exigência do movimento, as autoridades afirmaram que estudam o caso e uma resposta definitiva será dada no próximo dia 12.
Com esses assuntos tratados, o trânsito flui normalmente no centro da capital.