O dólar opera em alta nesta quarta-feira (18), em meio às crescentes tensões no Oriente Médio, com a guerra entre Israel e o Hamas, que já chegou ao 12° dia.
Além das preocupações com o conflito, que tem feito o preço do petróleo avançar, investidores em todo o mundo também aguardam a divulgação do Livro Bege nos Estados Unidos, um relatório do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) que traz um panorama sobre como anda a economia do país.
Já o Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, opera com forte queda, apesar da valorização de empresas exportadoras de petróleo.
Veja abaixo o dia nos mercados.
Dólar
Às 10h40, o dólar subia 0,23%, cotado a R$ 5,0467. Veja mais cotações.
Na véspera, a moeda norte-americana fechou o dia com baixa de 0,03%, vendida a R$ 5,0353, depois de subir bastante pela manhã. Com o resultado, a moeda passou a acumular:
- • queda de 1,05% na semana;
- • alta de 0,17% no mês;
- • recuo de 4,60% no ano.
Às 10h40, o Ibovespa caía 0,71%, aos 115.090 pontos.
No mesmo horário, as ações da Petrobras, PetroRio e 3R Petroleum subiam todas mais de 1%, acompanhando a valorização do petróleo. Porém, entre todos os outros setores da bolsa, a queda era generalizada, refletindo a maior aversão aos riscos que toma conta dos mercados.