O Conselho da primeira divisão do Campeonato Boliviano anulou todos os jogos disputados nesta temporada por suspeita de manipulação de resultados. A Federação Boliviana de Futebol vai consultar a Conmebol para realizar um torneio “relâmpago”.
Houve 14 a votos a favor da anulação, uma abstenção e dois contra. O novo torneio deve durar quatro meses, com fim previsto para o fim de dezembro.
Em entrevista coletiva, o presidente da FBF, Fernando Costa, afirmou que foram encontrados sérios indícios de que jogos foram manipulados.
Ainda nesta terça, o presidente do Vaca Díez de Pando, Marcos Rodríguez, se licenciou do cargo. O “La Razón” cita que as investigações encontraram um áudio, supostamente de autoria dele, no qual o dirigente oferece a manipulação de um resultado contra o Nacional de Potosí.
Vaca Díez e Nacional de Potosí se enfrentaram duas vezes no mês passado. O Potosí venceu a primeira por 6 a 1, e a segunda por 5 a 0. No enncontro anterior, em abril, o Vaca goleou o mesmo adversário por 5 a 2.
Segundo o jornal boliviano “La Razón”, o The Strongest e o Nacional de Potosí se posicionaram contra a anulação.