A mulher do cantor Frank Aguiar, Carol Santos, fez um relato nas redes sociais sobre a doença de pele rara que a levou a passar 10 dias internada na UTI de um hospital.
Em uma postagem na segunda-feira (3) celebrando seus 31 anos e a sua recuperação, Carol mostrou as marcas provocadas pela Síndrome de Stevens-Johnson, que causou feridas vermelhas e descamação pelo seu pescoço, rosto, boca, costas e tórax.
👉 A síndrome é uma reação do sistema imunológico a alguns medicamentos, geralmente antibióticos e anti-inflamatórios. É uma reação cutânea rara, mas grave e, por isso, precisa ser tratada de imediato.
2 – Quais pessoas têm mais riscos?
Ainda segundo o NHS, pessoas com uma maior probabilidade de desenvolver a síndrome de Stevens-Johnson têm o seguinte perfil:
Já tiveram o quadro depois de tomar um certo medicamento – e é provável que o desenvolvam novamente se recorrerem a esse medicamento mais uma vez ou a outros similares.
Têm o sistema imunológico enfraquecido – por exemplo, devido a condições como HIV ou AIDS, ou fazem tratamentos como quimioterapia.
Possuem parente próximo que já teve a síndrome de Stevens-Johnson – já que a questão genética pode influenciar no diagnóstico.