Nos últimos meses, a Polícia Federal e os órgãos de fiscalização dos recursos naturais como IBAMA e ICMBIO têm fortalecido o combate contra a exploração ilegal de madeira.
Na última semana, a mais recente operação de repressão aos crimes de desmatamento e extração irregular de madeira, além da fiscalização de invasão em terras públicas, realizada no período de 17 a 22 de julho, foi realizado na Reserva Extrativista Arapixi, em Boca do Acre (AM), divisa com o território acreano.
A unidade de Conservação possui aproximadamente 134 mil hectares com papel fundamental na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Conforme informações da PF e do ICMBIO, a fiscalização contou com o emprego de avançadas geotecnologias de sensoriamento remoto e utilização de imagens de satélite de alta resolução espacial e temporal. As ferramentas possibilitam atuação precisa e eficaz dos órgãos federais na identificação de pontos de ocorrência de crimes ambientais, possibilitando melhor atuação no combate de invasores e desestruturação da infraestrutura empregada para cometimento dos crimes.