Lula diz que não admite que os europeus coloquem “espada na cabeça” do Mercosul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (4) não aceitar que europeus coloquem uma “espada na cabeça” do Mercosul. A declaração foi dada durante o programa “Conversa com o Presidente” – transmissão ao vivo realizada semanalmente nas redes sociais para tratar de medidas do Governo Federal.


O presidente comentava o acordo entre Mercosul e União Europeia, discutido exaustivamente desde 1999, e que chegou a ser assinado em 2019, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


“É um acordo de companheiro, é um acordo de parceiros estratégicos. Então, nada de um parceiro estratégico colocar espada na cabeça do outro. Vamos sentar, vamos tirar as nossas diferenças e vamos ouvir o que é bom para os latino-americanos, o que é para o Mercosul e o que é bom para o Brasil”, afirmou Lula.


Em março, a União Europeia enviou um documento que reabriu as negociações e passou a exigir compromissos ambientais para desbloquear o acordo de livre comércio entre as nações.


“Eu tenho discutido com muitos amigos na Europa e eu tenho mostrado para eles o seguinte: ninguém no mundo tem a autoridade moral de discutir a questão conosco sobre a questão de energia limpa”, destacou Lula durante a conversa.


Ao citar dados sobre a matriz energética brasileira, o presidente declarou que o Brasil “tem muita autoridade moral para cuidar corretamente da preservação da nossa floresta”.


Lula completou reiterando seu compromisso de campanha de fazer com que o país atinja o desmatamento zero até 2030.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias