192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Fazer cocô a cada três ou mais dias está relacionado a declínio cognitivo, diz pesquisa

Na primeira pesquisa a observar o impacto da constipação no cérebro envelhecido, os cientistas encontraram algumas ligações preocupantes.


Ser constipado cronicamente, definido pelos autores como ter uma evacuação apenas a cada três ou mais dias, foi associado a um risco 73% maior de declínio cognitivo subjetivo, de acordo com pesquisa apresentada na quarta-feira na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Amsterdã.


“Nosso estudo forneceu evidências inéditas que examinaram um amplo espectro de frequência de evacuação”, disse o Dr. Chaoran Ma, primeiro autor da pesquisa e professor assistente do departamento de nutrição da Universidade de Massachusetts Amherst, por e-mail. . “Ficamos surpresos com a força das associações, especialmente para aqueles com movimentos intestinais pouco frequentes”.


Cerca de 16% da população adulta mundial sofre de constipação, mas é ainda mais comum entre os idosos devido a fatores relacionados à idade, como falta de exercícios e fibras alimentares e o uso de medicamentos que podem causar constipação como efeito colateral.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias