Ícone do site Ecos da Noticia

Dilma Rousseff deve se encontrar com presidente Vladimir Putin nesta quarta

A presidente do banco dos Brics, Dilma Rousseff, deve se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (26). O encontro – que deve acontecer às 11h30 (horário de Brasília) – faz parte da “Segunda Cúpula Rússia-África – Fórum Econômico e Humanitário”, que acontece em São Petersburgo, na Rússia.


Em nota, o banco informou que objetivo da reunião é verificar as opiniões de ambos os países membros sobre o papel do banco dos Brics na próxima Cúpula do Brics, que será sediada na África do Sul em agosto de 2023.


O banco também informou que não considera novos projetos na Rússia, pois, opera de acordo com as restrições impostas nos mercados financeiros e de capitais. Dilma disse no Twitter, que quaisquer especulações sobre a discussão de novas operações do banco na Rússia são infundadas.


Durante a Cúpula, Dilma será oradora na Sessão Plenária do Fórum, dirigindo-se a uma audiência de Chefes de Estado e outras autoridades de países africanos


Encontro do Brics

 


O presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que Putin não vai participar de cúpula dos Brics, de agosto. O grupo visa negociar tratados de comércio e cooperação com o objetivo em aumentar seu crescimento econômico.


“Por acordo mútuo, o presidente Vladimir Putin da Federação Russa não participará da cúpula, mas a Federação Russa será representada pelo ministro das Relações Exteriores, o senhor (Sergei) Lavrov”, disse Vincent Magwenya, porta-voz do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, em um comunicado.


 


Juízes do Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiram em março mandados de prisão ao presidente russo. A Câmara de Pré-Julgamento II do TPI considerou que ele é responsável pelo crime de guerra de deportação ilegal de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia – o conflitob completou um ano em 24 de fevereiro.


Brics

 


Fundado em 2006, o bloco de países emergentes era, inicialmente, formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, o agrupamento econômico incluiu a África do Sul e passou a se chamar Brics, com o acréscimo do “S”, inicial do nome do país em inglês (South Africa).


 


Sair da versão mobile