O governo do estado divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira, 28, informando que as visitas familiares no Complexo Penitenciário de Rio Branco estão suspensas neste sábado e domingo, dias 29 e 30, respectivamente.
A medida foi adotada mesmo após o governador Gladson Cameli afirmar que não concordava com a suspensão das visitas, já que em sua opinião, seria uma decisão drástica e que poderia desencadear novos conflitos.
O secretário de Segurança Pública, Américo Gaia, e o diretor-presidente do IAPEN, Glauber Feitoza, justificaram a suspensão pela necessidade de preservação da integridade de presos e familiares e a necessidade de inspeção minuciosa no Complexo, entre outras justificativas.
Leia abaixo a nota:
Nota
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e do Instituto de Administração Penitenciária, vem a público esclarecer que:
1. Considerando a necessidade de preservação da integridade de reeducandos e familiares;
2. Considerando a necessidade de realização de procedimentos de segurança e inspeção minuciosa em todo o Complexo Penitenciário de Rio Branco;
3. Considerando que o efetivo de Policiais Penais de serviço no Complexo Penitenciário de Rio Branco prestará apoio em vistorias e eventuais procedimentos no Presídio de Segurança Máxima e no Complexo Francisco de Oliveira Conde (FOC);
4. Considerando ainda o compromisso do governo do Estado do Acre com a segurança pública e a manutenção da ordem;
Estão suspensas as visitas familiares no Complexo Penitenciário de Rio Branco nos próximos dias 29 e 30 de julho de 2023, mantendo-se inalteradas as visitas das demais unidades penitenciárias do estado.
José Américo de Souza Gaia
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública
Glauber Feitoza Maia
Presidente do Iapen