O programa Saúde da Gente, do governo federal, é o maior programa de formação técnica na área de saúde na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada do país.
O programa tem investimento de mais de R$ 388 milhões e foi criado em atenção às leis que ampliaram as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil agentes de saúde em todo o Brasil.
No Acre a Prefeitura de Rio Branco fez a adesão ao programa em 2022 e, conta com 325 alunos das áreas de endemias, zoonoses e agentes comunitários de saúde que estão divididos em 13 turmas. O diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Siqueira disse que esse programa é um marco para a atual gestão.
“Estamos trazendo uma abordagem multidisciplinar para nossa equipe. É um curso que é disponibilizado pelo Ministério da Saúde (MS) e busca abordar, tanto o Agente Comunitário de Saúde, o Agente de Endemias e o Agente de Controle de Zoonoses, para que eles conheçam o território e possam trabalhar de forma multidisciplinar, combatendo as doenças endêmicas da nossa região.”
A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.
A coordenadora executiva da UFRS, Anahí da Silva, enalteceu o apoio da gestão municipal.
“Isso é muito importante, para nós da universidade, do ministério, que a gestão perceba a importância do programa na mudança lá na realidade porque isso reflete na mudança para a população e para o nosso SUS que é o que a gente precisa hoje.”
Fonte: Assecom