Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

PF faz operações em cinco estados contra brasileiros suspeitos de R$ 19 mi em fraudes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A Polícia Federal (PF) do Ceará cumpre nesta terça-feira (6) 26 mandados de busca e apreensão em cinco estados do Brasil contra suspeitos de fraudes bancárias milionárias fora do Brasil.


Segundo a PF, as fraudes consistiam na compra de criptomoedas com pagamentos por cartões na maior plataforma mundial de negociação, utilizando dados de cartões de crédito fraudados por meio de um “ataque” conhecido como “enumeration attack”.


Os investigados utilizaram mecanismos que geraram de forma massiva números de cartões para realização de compras pela internet, aponta o inquérito.


A origem da investigação se deu em virtude de informações preliminares compartilhadas pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos, resultando em investigação formal da Polícia Federal.


A ação foi coordenada pela recém-criada Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCiber), da PF, com sede em Brasília.


São 100 policiais federais na ação de hoje. Os mandados são cumpridos no Ceará, Maranhão, na Bahia, em São Paulo e Santa Catarina.


A investigação da PF identificou esquema de lavagem de dinheiro no qual os ativos eram transferidos para outros usuários sucessivamente, no intuito de dificultar algum rastreio, ocultando, assim, a origem e ao final buscando dar aparência de ser um dinheiro limpo.


Segundo a PF, o valor global do golpe aplicado aproxima-se de R$ 19 milhões.


A investigação aponta que as condutas podem configurar, em tese, o cometimento do crime de furto qualificado mediante fraude e lavagem de dinheiro por organização criminosa, com penas máximas somadas de até 26 anos de prisão.


Outros possíveis crimes praticados podem ser descobertos a partir da análise do material apreendido hoje.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias