O Rio Acre está sendo monitorado por Inteligência Artificial pelo Flood Hub, ferramenta do Google de alerta a enchentes. Quatro cidades são monitoradas: Assis Brasil, Brasiléia, Rio Branco e Xapuri.
Segundo o portal Olhar Digital o Flood Hub exibe previsões de inundações ribeirinhas — ou inundações que ocorrem quando córregos ou rios transbordam de suas margens e áreas circundantes. Assim, a plataforma mostra quando e onde é provável que as enchentes ocorram.
“As condições de cheias são aproximadas e destinam-se apenas a fins informativos. Consulte as fontes oficiais para obter mais informações”, diz o FH.
O Flood Hub combina dois modelos típicos de previsão para projetar a quantidade de água que flui para um rio. Ao mesmo tempo, a plataforma consegue prever quais áreas serão afetadas e a profundidade esperada da inundação. A IA, segundo o Olhar Digital, desempenha um papel central na plataforma, explorando fontes de dados públicos, como imagens de satélite, medidores de nível de água e leituras de estações meteorológicas.