Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Marina critica o ‘ogronegócio’, e deputado reclama de ‘desrespeito’ aos produtores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, criticou nesta quarta-feira (24), durante audiência na Câmara, as práticas de desmatamento do que ela classificou de “ogronegócio”, num trocadilho com “agronegócio”.


“O governo vai apostar nessa transição [para agricultura de baixo carbono]. Para que a gente tire o agronegócio brasileiro da condição de “ogronegócio”. Porque uma boa parte já está fazendo o dever de casa, e a parte que não faz, contamina todo resto e isso tem sido um prejuízo muito grande para o Brasil, para os investimentos, para fechar acordo do Brasil com Mercosul e União Europeia”, disse Marina.


A ministra afirmou que se trata de uma minoria dos ruralistas. “Eu disse que nós temos o agronegócio e temos uma pequena parte que resiste a mudança, resiste as transformações que é o ‘ogronegócio’, mas eu não generalizei”.


O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) disse que Marina foi desrespeitosa com os produtores brasileiros.


Ele ainda acusou Marina de querer “lacrar” na comissão.


“Eu quero rechaçar veementemente, mesmo dirigida a uma minoria mais uma vez a senhora usou uma expressão infeliz, que vai estar na mídia, atingiu desrespeitosamente os produtores brasileiros. A senhora vai lacrar aqui”.


Marina respondeu:


“Desculpa, deputado. Mas eu sou uma mulher preta, pobre, que chegou aqui porque ralou muito, não porque lacrou”, disse a ministra. Ela foi aplaudida em seguida.


O deputado rebateu, dizendo que também saiu de origem pobre.


“Eu sou neto de analfabeto, de imigrantes analfabetos que participaram da primeira reforma agrária no Brasil, meu pai saiu recebendo um câncer, continua agricultor, um homem semianalfabeto, que me deu a oportunidade de frequentar escola a distância, eu não estudei do lado da minha casa, com muita dificuldade, fiz faculdade trabalhando na roça, portanto também tenho as minhas convicções, a minha história de vida, do qual tenho muito orgulho, naturalmente”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias