Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Coronavírus Pandemia acabou? Entenda o que significa o anúncio da OMS sobre a Covid

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto título de alerta da organização, declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020. A decisão não altera o título de pandemia de Covid, que só foi declarado meses mais tarde, em março do mesmo ano.


🚨 Mas por que o fim da emergência global não significa o fim da pandemia? A líder técnica da entidade, Maria van Kerkhove, explicou em janeiro que, mesmo que a organização decretasse o fim da emergência, o mundo ainda poderia ter que lidar por um bom tempo com a pandemia de Covid.


Entenda os dois termos:


ESPII é um termo técnico que passa por diversos critérios até ser decretado. A designação é bastante importante para coordenação de esforços de saúde pública internacionais. É também o mais alto nível de alerta da OMS. Acabar com a emergência pode significar que a colaboração internacional ou os esforços de financiamento também serão encerrados ou mudarão de foco, embora muitos já tenham se adaptado à medida que a pandemia recuou em diferentes regiões.


Já o termo pandemia é diferente e faz referência a disseminação mundial de uma nova doença, quando vários continentes têm uma transmissão sustentada do surto. Para a OMS, a declaração de uma pandemia é uma caracterização ou descrição de uma situação.


“Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro a Covid-19 como uma emergência de saúde global. No entanto, isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, durante o anúncio.


Durante a coletiva após o anúncio, Michael Ryan, diretor-executivo da OMS lembrou que a batalha contra a Covid não acabou. E reforçou que provavelmente “não haverá um ponto em que a OMS anunciará o fim da pandemia”.


Margareth Dalcolmo, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia, explicou em entrevista à GloboNews que, do ponto de vista prático, o decreto é apenas formal e não muda muita coisa. No entanto, ela espera que a decisão da OMS não afete medidas que facilitam o acesso aos insumos, vacinas e outros procedimentos, principalmente por países mais pobres.


“Espero que isso [o fim da emergência] não implique em uma dificuldade de acesso às vacinas e todos os procedimentos que são necessários. É preciso reconhecer que a transmissão epidêmica está controlada, com altas coberturas vacinais que conseguimos. Mas isso implica que medidas sanitárias, coletivas e individuais sejam mantidas”, explicou Dalcolmo.


Sobre termos uma nova emergência de saúde da Covid, Dalcolmo acha pouco provável, mas a probabilidade sempre existe. Ela alertou que precisamos estar preparados para outras epidemias. “A Covid não foi a última. Nós sabemos que temos pela frente a expectativa que possamos ter outras”.


No Brasil, o fim do estado de Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) ocorreu em abril de 2022.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias