Menor criador de perfil falso com ameaças de atentado à escolas é detido

A Polícia Civil confirmou que um menor de idade foi apreendido no final da tarde desta segunda-feira, 10, por ser o autor do perfil fake com ameaças de atentados à escolas.


A apreensão foi na casa do menor na região da Sobral, onde também foram apeendidos celulares e computadores.


O menor vai responder por terrorismo.


Em entrevista coletiva à imprensa, na tarde desta segunda-feira, 10, representantes das forças de segurança já tinham afirmado que haviam conseguido identificar o perfil fake que fez ameaças de ataque as escolas acreanas e jtinha sido expedido mandado de busca e apreensão para resolução do caso.


O secretário de Justiça e Segurança Pública, coronel da Polícia Militar, José Américo de Souza Gaia afirmou que após o ataque em uma escola em Blumenau, surgiram ameaça de ataques a outras escolas, o que se tornou um alerta nacional. Dessa forma o Ministério da Justiça coordenou ações integradas onde os Estados que tem delegacias contra crimes cibernéticos, já que após o crime muitas informações falsas tomaram as redes sociais.
“O Acre tomou todas as medidas preventivas com ações diretamente ligadas à Polícia Civil, que tem tomado medidas cabíveis, identificando as pessoas que propagaram esses fake news, já com alguns mandados de busca e apreensão realizados no estado do Acre.”, destacou Gaia.


Durante a coletiva, o Delegado de Polícia Roberth Alencar, deixou claro que não há nenhuma prova ou indício de organização para ataques reais e que, de acordo com o apurado até o momento, o movimento não passa de fake news, o que não deixa de se caracterizar crime.


“Alguns desses crimes podem ser caracterizados inclusive como ato de terrorismo, conforme a lei de terrorismo, que é um crime que pode geral uma condenação que vai até 16 anos de prisão e vai ter um efeito nefasto na vida das pessoas.” Declarou Alencar.


O papel da sociedade


O Delegado de Polícia Roberth Alencar chamou a atenção da sociedade para o fato de que é necessário ter educação digital.


“Não é bom pra sociedade em geral ficar compartilhando esses conteúdos. Nós pudemos ver hoje um perfil criado, em poucos segundos, com dezenas de seguidores isso não ajuda.”, finalizou.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias