Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Nova regra fiscal incluirá curva da dívida, superávit e controle de gastos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira (20) que o nova regra fiscal para o país proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, terá como base a curva da dívida, o superávit e o controle de gastos.


“O governo encaminha nos próximos dias o projeto de ancoragem fiscal que vai combinar curva da dívida, de outro lado superávit e de outro lado o controle do gasto. É uma medida inteligente e bem feita”, disse Alckmin em evento na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.


Haddad apresentou o nova regra fiscal ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na sexta-feira (17). A âncora deve ser divulgada nos próximas dias, antes da viagem de Lula à China, que ocorrerá entre 26 e 31 de março.


Em sua fala, o vice-presidente ainda criticou o atual patamar da taxa de juros, em 13,75%. Alckmin mencionou o cenário internacional para juros e disse que “nada justifica” o índice.


“Não há nada que justifique 8% de juro real acima da inflação quando não há demanda explodindo e de outro lado quando o mundo inteiro está praticamente com juro negativo”, disse.


Alckmin, durante o evento, elogiou a postura do governo com relação à reoneração dos combustíveis.


“Seria muito confortável e populista não cobrar imposto sobre combustível, mas o governo agiu de maneira correta. Não vou cobrar do diesel porque afeta toda a cadeia e inflação, não vou cobrar gás de cozinha porque afeta as famílias mais pobres. Mas vou cobrar da gasolina. Não posso abrir mão de 30 bilhões de arrecadação”, disse.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias