Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Google deve lançar chatbot de inteligência artificial para competir com ChatGPT

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O Google está abrindo acesso ao Bard, sua nova ferramenta de chatbot de IA que compete diretamente com o ChatGPT.


A partir desta terça-feira (21), os usuários podem entrar em uma lista de espera para obter acesso ao Bard, que promete ajudar os usuários a esboçar e escrever rascunhos de redação, planejar o chá de bebê de um amigo e obter ideias para o almoço com base no que está na geladeira.


Um representante da empresa disse à CNN que será uma experiência separada e complementar à Pesquisa do Google, e os usuários também podem visitar a Pesquisa para verificar suas respostas ou fontes.


O Google disse em um post de blog que planeja adicionar “pensativamente” a tecnologia para pesquisar “de uma maneira mais profunda” em um momento posterior.


O Google disse que começará a lançar a ferramenta nos Estados Unidos e no Reino Unido e planeja expandi-la para mais países e idiomas no futuro.


A notícia chega no momento em que Google, Microsoft, Facebook e outras empresas de tecnologia correm para desenvolver e implantar ferramentas com inteligência artificial após o recente sucesso viral do ChatGPT.


Na semana passada, o Google anunciou que também está trazendo IA para suas ferramentas de produtividade, incluindo Gmail, Sheets e Docs. Pouco depois, a Microsoft anunciou uma atualização semelhante de IA para suas ferramentas de produtividade.


O Google revelou o Bard no mês passado em uma demonstração que mais tarde foi criticada por fornecer uma resposta imprecisa a uma pergunta sobre um telescópio. As ações da Alphabet, controladora do Google, caíram 7,7% naquele dia, eliminando US$ 100 bilhões de seu valor de mercado.


Como o ChatGPT, que foi lançado publicamente no final de novembro pela empresa de pesquisa de IA OpenAI, o Bard é construído em um grande modelo de linguagem. Esses modelos são treinados em vastos tesouros de dados on-line para gerar respostas convincentes aos prompts do usuário.


A imensa atenção no ChatGPT supostamente levou a administração do Google a declarar uma situação de “código vermelho” para seu negócio de busca.


Mas o erro de Bard destacou o desafio que o Google e outras empresas enfrentam ao integrar a tecnologia em seus principais produtos. Grandes modelos de linguagem podem apresentar vários problemas, como perpetuar preconceitos, ser factualmente incorretos e responder de maneira agressiva.


O Google reconheceu na postagem do blog na terça-feira que as ferramentas de IA “têm seus defeitos”.


A empresa disse que continua a usar o feedback humano para melhorar seus sistemas e adicionar novas “guardas, como limitar o número de trocas em um diálogo, para tentar manter as interações úteis e dentro do tópico”.


Na semana passada, a OpenAI lançou o GPT-4, a versão de última geração da tecnologia que alimenta o ChatGPT e o novo navegador Bing da Microsoft, com proteções semelhantes.


No primeiro dia após seu lançamento, o GPT-4 surpreendeu muitos usuários nos primeiros testes e em uma demonstração da empresa com sua capacidade de redigir ações judiciais, passar em exames padronizados e construir um site funcional a partir de um esboço feito à mão.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias