Um estudo publicado na European Heart Journal, na quinta-feira (16/3), revelou que dormir menos de 5 horas por noite pode aumentar o risco de desenvolvimento da doença arterial periférica, caracterizada pelo entupimento de vasos sanguíneos das pernas devido à formação de coágulos.
Os pesquisadores rastrearam a incidência da doença entre 650 mil pessoas e cruzaram com informações sobre os hábitos de sono delas. Durante a análise, descobriram que pessoas que dormiam menos de cinco horas por noite tinham um risco duas vezes maior de desenvolver coágulos sanguíneos do que indivíduos que dormiam de sete a oito horas por noite.
A doença arterial periférica é mais comum em pessoas com diabetes, pressão alta ou colesterol alto. O tabagismo também é um fator de risco para o problema de circulação sanguínea. A condição pode causar dores ao caminhar, dormência nas pernas, queda de pelos, úlceras e unhas quebradiças.
“Dormir de sete a oito horas por noite é um bom hábito para reduzir o risco de doença arterial periférica e, para os pacientes com a doença, otimizar o controle da dor pode permitir que eles tenham uma boa noite de sono”, afirma Shuai Yuan, pesquisador à frente do estudo.
Fonte: Metrópoles