Ícone do site Ecos da Noticia

Aos 38 anos, Cristiano Ronaldo se isola como recordista de jogos por seleções nacionais

Cristiano Ronaldo alcançou de forma isolada mais um recorde em sua carreira nesta quinta-feira. Em campo por Portugal na partida contra Liechtenstein, pela primeira rodada das eliminatórias para a Eurocopa, o atacante de 38 anos tornou-se o jogador de futebol com mais por por seleções nacionais: 197.


A conta considera todas as seleções masculinas e usa dados oficiais da Fifa. Antes, o português estava empatado com Bader Al-Mutawa, ex-atacante do Kuwait. Cristiano igualou a marca de 196 quando saiu do banco de reservas e participou da derrota para o Marrocos, nas quartas de final da última Copa do Mundo.


Cristiano Ronaldo, que iniciou sua trajetória por Portugal em 2003, também é o maior artilheiro da história das seleções nacionais, agora com 120 gols marcados – com os dois anotados diante de Liechtenstein. Ele disputou cinco Copas do Mundo, cinco Eurocopas e uma Copa das Confederações, além de eliminatórias e amistosos.


No top 10 de jogos por seleções, outros dois europeus aparecem: Sergio Ramos, da Espanha, e Buffon, da Itália. Como comparação, Messi tem 172 partidas pela Argentina, quatro a menos que o italiano, 10º colocado do ranking. Na seleção brasileira, o recorde é de Cafu, que tem 142.


Os 10 jogadores com mais partidas por seleções nacionais:

 


  1. Cristiano Ronaldo (Portugal) – 197
  2. Bader Al-Mutawa (Kuwait) – 196
  3. Son Chin Ann (Malásia) – 195
  4. Ahmed Hassan (Egito) – 184
  5. Ahmed Mubarak (Omã) – 183
  6. Sergio Ramos (Espanha) – 180
  7. Andrés Guardado (México) – 179
  8. Mohamed Al-Deayea (Arábia Saudita) – 178
  9. Claudio Suárez (México) – 177
  10. Gianluigi Buffon (Itália) – 176

 


Portugal e Liechtenstein se enfrentam no Estádio José Alvalade, casa do Sporting, primeiro clube profissional de Cristiano Ronaldo. As seleções estão no Grupo J das eliminatórias, ao lado de Eslováquia, Luxemburgo, Bósnia e Islândia.


Sair da versão mobile