Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Antenas da Starlink são apreendidas em garimpo ilegal na Terra Yanomami

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Agentes federais brasileiros a bordo de três helicópteros apreenderam duas antenas de internet da Starlink, armas e munições em um garimpo ilegal na terça-feira (14), na floresta amazônica.


A ação foi feita por agentes do Grupo Especial de Fiscalização do Ibama (GEF) e do Grupo de Resposta Rápida da Polícia Rodoviária Federal (GRR). Eles foram recebidos com tiros, mas os garimpeiros escaparam.


Um oficial que participou da operação disse que encontrou uma antena funcionando. A empresa de internet banda larga Starlink é um braço da SpaceX, do bilionário Elon Musk.


Os agentes federais apreenderam 600 gramas de mercúrio, 15 gramas de ouro, 508 cartuchos de munição de diversos calibres e documentos pessoais. Além disso, destruíram 3.250 litros de combustível, quatro barcaças de mineração, 12 geradores, 23 unidades de acampamento e armazenamento e sete motores de barcos.


A área de mineração, que ficou conhecida como “Ouro Mil”, é controlada pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo investigações federais. Além das duas antenas apreendidas na terça, o Ibama apreendeu outras cinco antenas da empresa de Musk em terras Yanomami, no último mês. Um número incontável de terminais da Starlink pode ter sido levado com garimpeiros, enquanto eles fugiam para a floresta.


O Ibama disse à AP que, junto a outros órgãos federais, está estudando como bloquear o sinal da Starlink em áreas de mineração ilegal.


A AP procurou James Gleeson, diretor de comunicações da SpaceX, com perguntas sobre a presença da Starlink no Brasil e seu uso por garimpeiros ilegais em áreas remotas, mas não obteve resposta.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias