Corte de produção equivale a meio milhão de barris por dia, pouco mais de dois meses depois que principais economias desenvolvidas impuseram teto de preço às exportações marítimas do país
A Rússia reduzirá a produção de petróleo bruto em meio milhão de barris por dia no próximo mês, pouco mais de dois meses depois que as principais economias desenvolvidas do mundo impuseram um teto de preço às exportações marítimas do país.
“Não venderemos petróleo para aqueles que direta ou indiretamente aderirem aos princípios do teto de preços”, disse o vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak em um comunicado. “Em relação a isso, a Rússia reduzirá voluntariamente a produção em 500.000 barris por dia em março. Isso contribuirá para o restabelecimento das relações de mercado”.
O corte equivale a cerca de 5% da produção de petróleo da Rússia.
Os preços futuros do petróleo Brent – a referência global – subiram 2,7% com as notícias da manhã de sexta-feira.
Segundo a Reuters, a Rússia tomou a decisão de reduzir sua produção sem consultar o grupo de produtores da Opep+, que inclui a Arábia Saudita. A Opep+ decidiu em outubro cortar a produção em 2 milhões de barris por dia e não ajustou essa postura desde então.
CNN Brasil