Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Papa reafirma restrições a missas em latim

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

O papa Francisco reafirmou que missas em latim só podem ser celebradas na Igreja Católica com autorização expressa do Vaticano.


Em um “Rescriptum ex audientia” – decisão comunicada por via oral pelo pontífice a um membro da Cúria Romana recebido em audiência -, Jorge Bergoglio esclarece os princípios do motu proprio “Traditionis custodes” (“Guardiães da tradição”), publicado em 2021 e que incomodou as franjas mais tradicionalistas do clero, incluindo o papa emérito Bento XVI, por restringir missas em latim.


Na prática, Francisco deixou claro que o uso de igrejas paroquiais por grupos que celebram a missa em latim e a utilização do missal antigo por padres ordenados após a “Traditionis custodes” devem ser autorizados diretamente pela Santa Sé.


Com isso, cabe apenas ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos avaliar caso a caso eventuais pedidos levados aos bispos para o uso do missal tão caro aos tradicionalistas, aprovado por João XXIII em 1962, antes do Concílio Vaticano II, que autorizou missas em todos os idiomas.


A questão da homilia em latim voltou à baila no início deste ano, quando Georg Ganswein, secretário particular de Bento XVI, revelou que o pontífice emérito havia ficado triste com as restrições impostas por Bergoglio em 2021.


Grupos tradicionalistas acusam Francisco de conduzir uma batalha “injusta” contra a antiga liturgia, enquanto blogs especializados ligados ao clero conservador denunciam um uso “despótico” da autoridade papal. (ANSA).


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias