Ícone do site Ecos da Noticia

Operação Boi de Ouro desarticula quadrilha de furto de gado e prende advogado apontado como um dos líderes

Imagem: ilustrativa

Uma Operação iniciada em 2021 no município de Senador Guiomard que investigava furto de gado, se desdobrou para outras cinco cidades do estado do Acre, Plácido de Castro, Manoel Urbano, Porto Acre e Acrelândia e desarticulou uma grande quadrilha especializada em furto de gados nas raças Nelore e Senepol, que possuía ramificações com organizações criminosas para lavagem de dinheiro resultou na apreensão de bens, 2 carros, 3 caminhões, 2 motos e 6 celulares e prisões de 15 pessoas, entre elas um advogado apontado pela investigação como sendo um dos líderes do esquema criminoso.


De acordo com informações, a investigação teve início após um advogado registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia de Senador Guiomard informando que cabeças de gado da raça Senepol haviam sido furtadas de sua propriedade.


No decorrer das investigações e prisões de suspeitos, aparelhos celulares foram confiscados e a partir daí a Polícia Civil obteve conversas entre membros da quadrilha que apontavam envolvimentos de outros integrantes e outros furtos que também estariam ocorrendo em outras cidades acrianas.


Com a troca de informações entre os delegados Carlos Bayma e Dione Lucas, os investigadores passaram a coletar mais detalhes e atuação da quadrilha.


Durante as investigações foi notado que os furtos locais de abate e manejo dos animais tinham como principal orientado o advogado com iniciais I. T, que inclusive possuía um caminhão para o transportes dos animais, que em grande parte eram levados para matadouro na cidade amazonense de Boca do Acre.


Através de outros detalhes, foi solicitada a prisão do suspeito e o pedido foi acolhido pelo Poder Judiciário que concedeu prisão preventiva a solicitação do delegado Carlos Bayma, contra o advogado e um outro Mandado de prisão temporária contra a mesma pessoa foi concedido a solicitação do delegado Dione Lucas, titular da delegacia de Acrelândia.


Identificado todos os integrantes do esquema criminoso, as prisões foram cumpridas na manhã desta sexta-feira, 10, nos municípios de Acrelândia, Senador Guiomard, Capixaba e também na região do Caquetá.


Além, desse advogado, outras 14 pessoas foram presas, como empresários e pessoas ligadas ao agro estão sendo investigadas.


Segundo o delegado Dione Lucas, a quantidade exata de cabeças de gado furtadas não é possível contabilizar,  devido a característica do crime e sua descoberta, porém, ele afirmou ser milhares, citando como exemplo uma ocorrência em que de uma única vez foram furtadas 170 cabeças.


Para o diretor geral de Polícia, delegado Henrique Maciel, o desfecho dessa investigação representou um duro golpe contra a organização criminosa, e não descartou a possibilidade, inclusive de outras pessoas serem presas, já que existem outros setores sendo investigados sob a participação indireta no crime.


Sair da versão mobile