posto village ezgif.com gif to avif converter

Mãe comemora evolução de siamesas Heloá e Valentina após separação: ‘Próxima etapa é ir para casa’

Heloá (à esquerda) e Valentina (à direita), após a extubação de Valentina — Foto: Divulgação/Zacharias Calil

A mãe das gêmeas Heloá e Valentina Prado dos Santos, que nasceram unidas pelo tórax e abdômen, comemora a evolução das filhas após a cirurgia de separação. Valentina, que está com a recuperação mais lenta, foi extubada e passou respirar apenas com um cateter de oxigênio no nariz. As duas estão internadas na UTI do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).


“É muita gratidão por elas estarem bem. Cantou a vitória agora da Valentina estar extubada e, agora, a próxima etapa é ir para casa”, disse Waldirene do Prado.


Ela ainda agradeceu todo apoio e orações que a família tem recebido, em especial ao médico Zacharias Calili e sua equipe, responsáveis pela cirurgia de separação. “Tenho que agradecer especialmente ao doutor Zacharias, eu falo que ele é o cara. Eu sinto uma confiança muito grande nele”, completou.


O pai das meninas, Fernando Oliveira dos Santos, também está na expectativa de levar as filhas para casa. “Para elas, agora, é uma felicidade imensa. […] Elas estão cada dia melhor e a próxima etapa, se Deus quiser, é a gente ir embora para casa”, disse.


No sábado (4), Valentina e Heloá tiveram o primeiro contato desde que passaram pela cirurgia de separação. Na ocasião, Valentina emocionou a equipe ao segurar a mão da irmã. As gêmeas de 3 anos eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.


Cirurgia de separação


Valentina e Heloá Prado passaram por cirurgia em 11 de janeiro de 2023. O cirurgião pediátrico Zacharias Calil fez o procedimento, junto com 50 profissionais. As meninas estavam unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso.


“Tivemos que dividir o fígado, o intestino delgado e o intestino grosso. Tivemos que modificar o sistema urinário delas porque elas apresentavam alterações que não tinham sido diagnosticadas. No mais, separamos o osso, a bacia”, explicou Zacharias Calil, na época da operação.


Valentina e Heloá são naturais de Guararema, cidade do interior de São Paulo e estão em tratamento em Goiânia há cerca de dois anos. Após o início do acompanhamento médico, os pais das crianças decidiram se mudar para Morrinhos, no interior de Goiás.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias