Lula acabou de pousar em Washington (DC) para cumprir uma agenda curta, de um dia, em que o principal compromisso será o encontro com o presidente americano Joe Biden na Casa Branca, o primeiro contato entre os dois desde a posse do petista.
O chefe de Estado brasileiro está acompanhado de quatro ministros e da primeira-dama Janja da Silva.
Lula irá diretamente da Base Saint Andrews para a Blair House, uma residência oficial do governo dos Estados Unidos para receber os convidados mais importantes do presidente americano.
O quarteirão da Blair House foi todo isolado pela polícia americana, o que é uma prática comum para chefes de Estado, mas que servirá também para impedir possíveis ataques e intimidações de bolsonaristas a Lula.
O encontro de Lula e Biden acontecerá nesta sexta-feira, às 15h30 do horário de Washington, 17h30 no horário de Brasília. O presidente americano estará acompanhado dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente), Anielle Franco (Igualdade Racial), do ex-chanceler Celso Amorim, assessor especial do presidente, e do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio, Marcio Elias Rosa.
Ao mesmo tempo, Janja irá ter um encontro privado com a primeira-dama americana Jill Biden. Não está previsto, por enquanto, que Janja participe da reunião de Lula com Biden.
Por Metrópoles