O empresário Oto Carneiro Silvestre, de 49 anos, identificado como uma das vítimas da queda de um helicóptero na noite desta quinta-feira (9) em Vargem Alta, na região Sul do Espírito Santo, voltava da Grande Vitória, onde participou da Vitória Stone Fair, maior feira do setor de rochas ornamentais das Américas.
A informação foi confirmada ao g1 pelo diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais (Sindirochas), Celmo Freitas.
“Nós temos a confirmação que é o Oto Carneiro, que estava na Vitória Stone Fair hoje [quinta-feira] à tarde. Conheço pessoas que estiveram com ele. Apesar de não ter falado com ninguém da família, que não quer falar no momento, profissionais do ramo já confirmaram que é ele“, disse Celmo.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que estiveram no local também confirmaram a identidade de Oto e disseram que ele era o dono do helicóptero.
Oto Carneiro era proprietário da Maq Stone, empresa de rochas ornamentais de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado.
Na manhã desta sexta-feira (10), a Vitoria Stone Fair emitiu comunicado sobre a morte do empresário.
“É com profundo pesar que nós, da Vitoria Stone Fair, recebemos a triste notícia do falecimento de Oto Carneiro Silvestre, ocorrido nesta quinta-feira. Nesse momento de dor e tristeza, a Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento, presta os seus mais sinceros sentimentos e se solidariza com os familiares pela perda deste empresário que deixa um legado para o setor de rochas ornamentais.
Oto Carneiro Silvestre foi um grande parceiro e nós reforçamos nossas condolências e agradecimentos à imensa dedicação e excelente trabalho. Que Deus conforte a todos! Com toda certeza o último dia da nossa feira não será de plena comemoração”, informou a Vitória Stone Fair.
O Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas) e Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) também emitiu um comunicado.
“Com imenso pesar que recebemos a informação do falecimento do empresário do setor de rochas ornamentais capixaba, Otto Carneiro Silvestre, da MaqStone. Neste momento, nos unimos em oração à sua família e amigos para que esta perda possa ser compreendida com a esperança do conforto de Deus”.
O acidente
O helicóptero caiu por volta das 18h30 desta quinta-feira (09), no interior do município de Vargem Alta, na Região Sul do Espírito Santo.
O helicóptero transportava piloto e passageiro. Os dois morreram no local. Cinco bombeiros foram deslocados para o sítio, que foi isolado. A Polícia Civil foi acionada.
Até a última atualização, não se sabia a identidade do piloto.
Informações iniciais do Corpo de Bombeiros dão conta de que a aeronave teria colidido com fios de alta tensão, caindo em uma propriedade da localidade de Vargem Grande.
A aeronave está registrada em nome da empresa GLOBAL ADMINISTRAÇÃO E SOLUÇÕES INTEGRADAS LTDA.
O helicóptero é um Robinson Helicopter, registro PR-PLF, modelo R44 II, fabricado em 2011. O número máximo permitido de passageiros, segundo o site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é de três pessoas.
O registro da aeronave é para serviços privados, com operação negada para taxi aéreo. Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) tem validade até 2024.
G1