Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Arqueólogos encontram taberna de 5.000 anos com restos de comida no Iraque

Foto: Issy Ronaldda CNN
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Comer fora parece ter sido tão popular há 5.000 anos quanto é hoje, com arqueólogos no Iraque descobrindo uma antiga taberna que remonta a 2.700 aC.


Pesquisadores que trabalham na antiga cidade de Lagash descobriram que o pub, escondido a apenas 50 centímetros abaixo da superfície, foi dividido em uma área de jantar ao ar livre e uma sala contendo bancos, um forno, restos de comida antiga e até mesmo uma velha de 5.000 anos frigorífico.


Eles inicialmente se encontraram no pátio aberto, uma área difícil de escavar, sendo “aberta e exposta ao ar livre”, disse Reed Goodman, arqueólogo da Universidade da Pensilvânia, à CNN.


Depois de retornar ao misterioso pátio alguns meses depois, no outono de 2022, a diretora de campo Sara Pizzimenti, da Universidade de Pisa, ampliou a trincheira.


A equipe então descobriu o forno de tamanho industrial, uma antiga “geladeira” que absorve a umidade para manter a comida fresca e dezenas de tigelas cônicas, muitas contendo restos de peixe, revelando o propósito do pátio ser uma área de jantar ao ar livre.


“Acho que o primeiro recurso a se mostrar foi esse forno muito grande e realmente lindo”, disse Goodman.


“De vários episódios de queima e depósitos de cinzas deixou uma espécie de coloração de arco-íris nos solos e o interior é emoldurado por esses grandes tijolos”.


Lagash, agora a cidade de al-Hiba, era uma das maiores e mais antigas cidades do sul da Mesopotâmia – ocupada do quinto milênio até meados do segundo milênio aC e abrangendo uma área de quase duas milhas quadradas.


Desde então, tornou-se um importante sítio arqueológico, com escavações reiniciadas mais recentemente em 2019 como parte de um projeto conjunto entre o Penn Museum, a Universidade de Cambridge e o Conselho Estadual de Antiguidades e Patrimônio em Bagdá, usando novas técnicas, como fotografia por drone e análise genética.


Escavações anteriores se concentraram na arquitetura religiosa e na compreensão das elites, mas Holly Pittman – diretora do Projeto Arqueológico de Lagash e curadora da seção do Oriente Próximo do Museu Penn – concentrou-se em áreas não pertencentes à elite durante essas últimas escavações para fornecer uma compreensão mais ampla dos antigos cidades.


Descobrir uma taverna apóia a perspectiva de Pittman e sua equipe de que a sociedade não era organizada apenas em elites e pessoas escravizadas – a visão anterior predominante – mas incluía uma antiga classe média.


O fato de você ter um local de encontro público onde as pessoas podem se sentar e tomar uma cerveja e comer seu ensopado de peixe, eles não estão trabalhando sob a tirania dos reis”, disse Goodman.


Ali já tem algo que está nos dando uma história muito mais colorida da cidade”.


CNN Brasil

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias