Ícone do site Ecos da Noticia

Siamesas unidas pelo abdômen são separadas após 11 horas de cirurgia

Nos Estados Unidos, uma equipe de 25 médicos, incluindo seis cirurgiões, conseguiu separar gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo abdômen. AmieLynn e JamieLynn eram gêmeas onfalópagas, isto é, compartilhavam órgãos internos: elas estavam unidas desde a parte inferior do esterno (osso do peito) até o umbigo, e tinham um único fígado.


A cirurgia de separação aconteceu na última segunda (23/1), e durou cerca de 11 horas. Com 16 semanas de vida, as meninas se recuperam bem e, nesse período, dormem em berços separados pela primeira vez, de acordo com a equipe médica.


Os pais das gêmeas descobriram a conexão das filhas ainda na gestação, no exame de ultrassom de 10 semanas. As imagens mostraram que cada uma tinha seu próprio coração e pericárdio, aumentando as chances de sobrevivência em caso de cirurgia para separação. Elas nasceram prematuras, com 34 semanas de gestação, no dia 3 de outubro de 2022.


De acordo com o hospital, AmieLynn e JamieLynn passarão os próximos meses internadas, recebendo cuidados médicos. Elas vão precisar de uma extensa reabilitação, que inclui fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais.


 


Por Metrópoles


Sair da versão mobile