Janeiro inicia um novo ano com um feriado logo em seu primeiro dia: o Dia da Confraternização Universal, data estabelecida para pregar a união e o congraçamento entre as nações, no espírito de renovação e esperança que a chegada de um ano novo traz.
Em 4 de janeiro, temos o Dia Mundial do Braille. Data instituída para chamar a atenção da sociedade sobre a importância de assegurar formas de inclusão de deficientes visuais também na escrita e no acesso a livros.
Outro feriado de janeiro é o Dia de Reis. Celebrado em 6 de janeiro, a data marca uma tradição centenária na cultura popular, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas que entoam versos em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar. Eles passam de casa em casa vestindo fardas e máscaras e performando danças e cantorias com múltiplos instrumentos de corda, sanfonas e percussão.
De olho no céu
Para descobrir a sorte e a boa fortuna no ano que se inicia, muitos recorrem aos astros. O Dia do Astrólogo (6/01) nos lembra o ofício milenar. O programa Tema Livre da Rádio Nacional perguntou se existem motivos lógicos para acreditar em previsões do horóscopo. O programa reuniu pontos de vista da astronomia, da astrologia e da psicologia para debater a influência dos astros na vida de mulheres e homens.
Mais livros
Uma boa promessa para o novo ano é ler mais. O Brasil conta com 100,1 milhões de leitores, em um universo de mais de 200 milhões de habitantes, e esse grupo vem diminuindo com o passar do tempo. Além do valor dos livros, que os tornam artigo de luxo para os mais pobres, e da correria do dia a dia, que acaba dificultando o hábito da leitura, ainda faltam recursos de acessibilidade.
Para comemorar o Dia do Leitor (07/01), que tal um livro de Sérgio Porto? Também conhecido como Stanislaw Ponte Preta, o escritor e jornalista completaria 100 anos em 11 de janeiro. O escritor encontrava a matéria prima à sua crítica demolidora nas chamadas coisas sérias do dia-a-dia. Confira mais aqui.
E para fechar o mês, no dia 30 de janeiro, é celebrado o Dia da Saudade. Quem nunca curtiu uma fossa ouvindo músicas sobre saudade? O tema é recorrente no repertório brasileiro. De acordo com dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), mais de 15 mil canções levam a palavra saudade no título. Veja aqui o ranking de músicas mais gravadas com a palavra saudades no título.
Confira a relação completa do Hoje é Dia do mês de janeiro de 2023
Janeiro de 2023
1
Nascimento do pedagogo e historiador francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin (160 anos) – fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna
Divisão da Checoslováquia, dando origem aos países independentes República Checa e à Eslováquia (30 anos)
Dia da Confraternização Universal
Dia do Domínio Público
2
Criação do Arquivo Público do Império, atual Arquivo Nacional (185 anos)
3
Nascimento do militar e político comunista gaúcho Luís Carlos Prestes (125 anos)
Morte do cantor e compositor gaúcho José Alcides Gerardi (45 anos)
4
Morte do astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo físico e matemático inglês, sir Isaac Newton (380 anos)
Morte do cartunista, quadrinista, jornalista e escritor mineiro Henrique de Souza Filho, o Henfil (35 anos)
Dia Mundial do Braille
6
Nascimento do compositor e cantor fluminense José Gonçalvez, o Zé da Zilda (115 anos)
Plebiscito sobre a manutenção do regime parlamentarista no Brasil ou o retorno ao presidencialismo (60 anos)
Dia de Reis
Dia do Astrólogo
7
Morte do inventor de etnia sérvia Nikola Tesla (80 anos) – conhecido por suas contribuições ao projeto do moderno sistema de fornecimento de eletricidade em corrente alternada (CA)
Agência Brasil