Uma solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 18, marcou a formatura de 120 alunos do Ensino Fundamental do Colégio Militar Estadual Tiradentes (CMET). Os jovens ingressarão no Ensino Médio em 2023 e continuarão a trilhar sua história na instituição de ensino.
Com uma arquibancada lotada de familiares e amigos, os alunos perfilados com o uniforme de gala, o traje branco, receberam as luvas do Ensino Médio das mãos de seus “padrinhos”. A Banda de Música da PMAC se fez presente na solenidade e orquestrou a cerimônia com seu enredo musical.
O coronel Emílio Virgílio, subcomandante-geral da PMAC, oriundo do Colégio Militar Thomaz Coelho, no Rio de Janeiro em 1978, destacou a importância da família na formação dos jovens. “Vejo os pais aqui presentes e sei o quão importante os senhores são na formação dos nossos alunos, pois minha mãe lá atrás, um dia também sonhou que eu estudaria no colégio militar e, com muita luta e apoio dela, cheguei onde estou: subcomandante-geral da corporação”, disse o coronel.
Rodrigo Marinho, 15 anos, fazia parte da turma do 9° ano “C”, do turno da tarde. Ele, que é morador do bairro Chico Mendes e está no CMET desde 2021, traduziu esse momento na sua vida em poucas palavras. “Significa gratidão, realização. E as expectativas são as melhores possíveis para este ano”, disse o aluno, que sonha em ser policial militar.
Estiveram presentes na solenidade, o tenente-coronel Felipe Russo, comandante do 2° Batalhão, o tenente-coronel Airton Leitão, diretor de ensino da PMAC, o major Rodolfo Velásquez, comandante do CMET, a major Eliana Maia, comandante do 4° Batalhão, Tião Flores, secretário adjunto de ensino, demais autoridades civis e militares.
Fonte: Agência Brasil