Pesquisar
Close this search box.
banner hotifruti ac24h

Bolsonaristas fecham Av. 23 de Maio em SP pedindo golpe militar

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.

São Paulo – Apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) interditam, por cerca de uma hora e 20 minutos, a Avenida 23 de Maio, nas proximidades do Parque do Ibirapuera, na zona sul paulistana.


A Polícia Militar afirmou ao Metrópoles que foi acionada às 15h26 e permaneceu na via até 16h50 desta domingo (8/1).


Exibindo faixas com dizeres antidemocráticos e favoráveis a um golpe militar, os bolsonaristas questionavam a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou Bolsonaro nas urnas.


Em um vídeo encaminhado à reportagem, os manifestantes cantam, enquanto caminham nas duas mãos da avenida: “só saiu daqui quando o rei morrer”, uma referência ao presidente Lula.



Uma das faixas convoca os manifestantes a praticarem a desobediência civil, afirmando que eles “não acreditam nas instituições”, que representam a democracia.


De acordo com a PM, o ato foi “pacífico”, sem nenhum registro de ocorrência ou prisão.


Nem o governador Tarcísio de Freitas e seu secretário da Segurança Pública Guilherme Derrite haviam se pronunciado sobre os atos até a publicação desta reportagem.


A mesma avenida foi bloqueada pelos manifestantes golpistas, na sexta-feira (6/1), na altura do Aeroporto de Congonhas.


Em vídeos compartilhados na ocasião, em redes sociais e em canais de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, apareciam manifestantes com bandeiras do Brasil bloqueando o fluxo de veículos na região.


Diferentemente de São Paulo, a capital federal é palco de conflitos entre os manifestantes golpistas e Forças de Segurança neste domingo.


Por causa disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, na tarde deste domingo (8/1), uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) – emprego das Forças Armadas – para frear a depredação que manifestantes bolsonaristas promovem nos prédios dos Três Poderes. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).


Flavio Dino, Ministro da Justiça e Segurança Pública, afirmou que a manifestação em Brasília uma “absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça”, escreveu em seu Twitter.


Metrópoles


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias