Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Ataque russo com mísseis mata ao menos um em Kiev e danifica infraestrutura de energia

Foto: Ilustrativa
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

A Rússia atingiu a Ucrânia com mísseis durante o horário de pico da manhã desta quinta-feira (26), matando pelo menos uma pessoa em Kiev e danificando infraestrutura crítica na região de Odesa, no Mar Negro, disseram autoridades.


Multidões se abrigaram nas estações de metrô da capital durante um alerta aéreo nacional antes que a Rússia desencadeasse o mais recente de uma série de ataques aéreos à rede elétrica desde outubro, que causaram grandes interrupções durante o inverno.


Os ataques com mísseis acontecem após um ataque de drones durante a noite, um dia depois que a Ucrânia garantiu o fornecimento dos principais tanques de batalha da Alemanha e dos Estados Unidos para reforçar suas tropas – uma medida que enfureceu as autoridades russas.


O porta-voz da Força Aérea, Yuriy Ihnat, disse que seis aviões de guerra Tu-95 decolaram da região ártica de Murmansk, no norte da Rússia, e lançaram mísseis de longo alcance.


Ele disse que esperava uma rajada de mais de 30 mísseis e que as forças de defesa aérea estavam tentando derrubá-los.


As autoridades de Kiev disseram que suas defesas aéreas derrubaram todos os mais de 15 mísseis russos disparados contra a capital, mas que a ameaça persiste e os moradores não devem deixar os abrigos.


Minutos depois, fortes explosões abalaram dois distritos de Kiev. Autoridades da cidade disseram que um homem de 55 anos foi morto e duas outras pessoas ficaram feridas quando prédios não residenciais no sul da cidade foram atingidos.


Impactos também foram relatados na região central de Vynnitsia e em outros lugares.


“Já há informações sobre os danos a duas instalações críticas de infraestrutura de energia na região de Odesa”, escreveu a Administração Militar do Distrito de Odesa no Telegram, acrescentando que não houve vítimas nesses ataques.


No início do ataque, um repórter da Reuters ouviu o som de um míssil voando em baixa altitude, a cerca de 30 km de Kiev.


Iryna, uma contadora na casa dos cinquenta anos, estava sentada em um banco entre a multidão que se abrigava na estação de metrô Universitet e disse estar preocupada com o marido.


Ele estava planejando ir ao correio pela manhã e agora não atende o telefone”, disse ela.


A DTEK, maior produtora privada de energia da Ucrânia , disse que estava conduzindo desligamentos de energia de emergência em Kiev, na região circundante e também nas regiões de Odesa e Dnipropetrovsk devido ao perigo de ataques com mísseis.


Outros produtores de energia disseram que estavam conduzindo cortes de energia de emergência em outras partes da Ucrânia .


Durante a noite, os militares disseram que suas defesas antiaéreas derrubaram todos os 24 drones enviados pela Rússia.


Quinze dos drones foram abatidos na capital Kiev, onde não houve relatos de danos.


CNN Brasil


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias