Aposentada caminha 140 km entre duas cidades para cumprir promessa a São Sebastião no AC: ‘Sensação de dever cumprido’

De carro, família acompanhou Raimunda durante todo o trajeto. — Foto: Quésia Melo/Arquivo pessoal

Em 2015, a aposentada Raimunda Alves Rodrigues começou a sentir dores nos joelhos. Ela buscou um médico e foi diagnosticada com artrose. Ela começou a tomar medicação para aliviar as dores, mas teve que interromper o uso após retirar um dos rins, e teve que conviver com as dores.


Após cinco cirurgias por conta do problema, Raimunda, que é católica, resolveu apelar para a fé.


“Fui ao médico e ele diagnosticou artrose. Comecei a tomar anti-inflamatório. Fiz uma cirurgia para tirar o rim, foi proibido o remédio. Logo depois veio o diagnóstico dos dois esporões de calcâneo. Aí foi onde eu fiz a promessa porque não dava mais pra aceitar ficar com isso, porque já tinha feito 5 cirurgias e teria que fazer mais 4. Falei: não, Deus não vai deixar. Aí eu fiz a promessa a São Sebastião, e cumpri”, relembra.


Caminhada


Família montou acampamento na cidade para participar de todos os momentos da festa — Foto: Quésia Melo/Arquivo pessoal

A promessa feita por ela não era nada simples: ela iria , a pé, de sua casa na zona rural de Capixaba, interior do Acre, até Xapuri, onde acontece uma tradicional festa em homenagem a São Sebastião, padroeiro da cidade. “Se eu parasse de sentir tantas dores, conseguisse andar de novo, conseguir colocar o pé no chão, que eu não conseguia mais, eu faria a caminhada”, conta.


Ela conseguiu, e começou a caminhada para chegar em Xapuri na quinta-feira (19), a tempo de descansar para uma nova caminhada, na procissão de São Sebastião. A aposentada foi acompanhada de carro pela família. Uma filha dela também a acompanhou a pé em um trecho. Eles montaram acampamento na cidade para não perderem nada do evento.


A distância entre as cidades é de cerca de 100 km. Mas Raimunda vive a 40 km da zona urbana. Portanto, da saída de casa até a chegada à cidade de Xapuri, ela percorreu por volta de 140 km para cumprir a promessa. E ao iniciar a caminhada, uma nova promessa foi feita, caso a viagem ocorresse sem problemas.


“Eu gosto muito de cortar o cabelo, e fiz uma promessa de ficar 2 anos sem cortar nem passar tinta nele. Pra eu conseguir chegar sem nenhuma tribulação na estrada, e, graças a Deus, a viagem foi muito boa”, diz.


Programação


Depois de três anos sem procissão devido à pandemia, a festa de São Sebastião em Xapuri voltou a ter a caminhada religiosa pelas ruas da cidade. A programação começou no último dia 11 e segue até esta sexta-feira (20).


O evento inclui missas diárias e quermesses. Nessa sexta, foram realizadas missas 7h, às 10h, e mais uma deve ser feita às 16h. Às 14h, será realizado um bingo presencial de 40 bezerras. A partir das 17h, o público acompanha a procissão pelas principais vias do município.


Para Raimunda, a participação na festa é um dever cumprido, principalmente com o apoio da família.


“A sensação é de dever cumprido, de graça alcançada e cumprida. [O apoio da família] É muito importante. Sem o apoio da família a gente não é ninguém”, conclui.


Fonte: G1ACRE


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias