Os protestos que pipocam na República do Peru, país que faz fronteira com o Acre, forçou o governo peruano a impor toque de recolher em diversas regiões inclusive nos locais mais visitados por turistas brasileiros: Cusco e Machuppichu. No último final de semana, a Embaixada do Brasil organizou força tarefa para retirar brasileiros desses ambientes e anunciou até voo parceiro com o Governo do México.
O toque de recolher ou ‘toque de queda’ assinado pela presidente Dina Boluarte foi adotado por causa da violência desenfreada que vem tomando o país andino logo após a prisão do ex-presidente Pedro Castilho. Além do toque de recolher, o governo também decretou estado de emergência nacional de 30 dias. Com isso, os direitos constitucionais relativos à inviolabilidade do lar, liberdade de trânsito pelo território nacional, liberdade de reunião e liberdade e segurança pessoal ficam suspensos.
Os manifestantes pedem a soltura de Pedro Castilho, a renúncia de Dina Boluarte e o fechamento do Congresso Nacional. O país já contabilizou mais de 20 mortos em confrontos de manifestantes com as forças de segurança. Diversas estradas estão fechadas. Alguns aeroportos foram fechados, porém, reabertos em seguida.
Em comunicado, a embaixada “orienta-se que os cidadãos brasileiros mantenham-se calmos e em segurança e cumpram as determinações das autoridades locais, de modo a evitar que estejam sujeitos à aplicação de medidas penais e http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativas por eventual descumprimento. A Embaixada esclarece que tem realizado gestões em alto nível junto às autoridades peruanas com vistas a viabilizar o retorno imediato dos brasileiros que se encontram impossibilitados de deixar o país”.
“A Embaixada reitera orientação de que os brasileiros afetados permaneçam abrigados em local seguro, evitem locais onde porventura ocorram aglomerações ou manifestações, acompanhem as orientações das autoridades locais e se comuniquem diretamente com as companhias aéreas para reprogramação de voos”, diz nota que acrescenta: “Orientamos que os turistas brasileiros, sobretudos aqueles que necessitem de atenção médica urgente ou se encontrem em situação de vulnerabilidade, solicitem aos seus respectivos hotéis apoio imediato”.
Neste domingo (19), a Embaixada do Brasil em Lima informou aos turistas que se encontram em Cusco que a Embaixada do México no Peru está organizando voo Cusco-Lima para essa segunda-feira (19). O voo fretado terá custo aproximado de USD 125 (Cerca de 665 reais) por pessoa.
“Tendo em vista a possibilidade de assentos disponíveis para passageiros de outras nacionalidades, sugere-se aos brasileiros interessados neste voo que preencham formulário disponibilizado pela Embaixada mexicana. A Embaixada do Brasil exorta aos interessados a apenas se inscreverem se tiverem certeza de que desejam valer-se da alternativa”, concluiu.
Por Wanglézio Braga/Acre News