Com o objetivo de aproximar a unidade de saúde da população acreana, por meio dos atendimentos, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), lançou o programa Fundhacre na Comunidade em dezembro de 2021. Trata-se de uma ação em saúde promovida pela atual gestão, que leva atendimentos para população distante.
“Pensamos em uma proposta de aproximarmos ainda mais a Fundhacre da sociedade, principalmente aquelas que tem dificuldade em locomoção. Foi então que, juntamente com a equipe do hospital e profissionais em saúde, nos unimos para levarmos os serviços às comunidades, promovendo mais qualidade de vida àqueles que precisam”, enfatiza o presidente João Paulo Silva.
O Fundhacre na Comunidade já passou por sete edições, onde atendeu a população de Porto Acre, Bujari, Vila Campinas em Plácido de Castro, Xapuri, Senador Guiomard e Vila do V. Na capital, por meio de ação conjunta, o serviço esteve na Baixada da Sobral e na Cidade do Povo, somando-se 1.787 atendimentos.
O programa já forneceu à população serviços nas especialidades de ortopedia, pediatria, geriatria, oftalmologia, eletrocardiogramas, odontologia e balcão de informações de regulação, exames e consultas.
“Nosso foco é que a população seja assistida por meio de cada serviço que levamos a essas comunidades distantes. Muitos são os relatos de pessoas que não conseguem o atendimento por ser longe, e por não ter a especialidade no município. É gratificante quando vemos os resultados positivos de cada ação”, afirmou Rozângela Farias, coordenadora do Fundhacre na Comunidade.
Confira as edições
1º Edição – Plácido de Castro em Vila Campinas
2º Edição – Porto Acre
3º Edição – Bujari
4º Edição – Xapuri
5º Edição – Senador Guiomard
6º Edição – Porto Acre na Vila do V
Atendimentos em ação conjunta em Rio Branco – Baixada da Sobral e Cidade do Povo
Agência Acre