192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Promoção da atividade física é tema de capacitação articulada pelo Ministério da Saúde no estado

O objetivo é discutir facilidades e dificuldades relacionadas à atividade física e à promoção da saúde. Foto: Cássia Veras/Sesacre

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária e em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realiza nesta segunda e terça-feira, 12 e 13, uma capacitação sobre Promoção da Atividade física na Região Norte. Participam profissionais de educação física do Programa Academia da Saúde de Rio Branco, além de representantes de áreas técnicas afins.


Com o intuito de aumentar a oferta, facilitar o acesso à prática de atividade física, reduzir a inatividade física e o comportamento sedentário, a capacitação aborda a necessidade da ação dos estados e municípios na elaboração de estratégias de implementação de atividade física por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Segundo a coordenadora-geral de Promoção da Atividade Física do MS, Fabiana Vieira, o Acre é o quinto estado da região a receber o treinamento. “A gente tem feito uma rodada de capacitação pelos estados do Norte e a nossa intenção é fazer com que os profissionais conheçam mais profundamente as principais estratégias para promoção da atividade física”, explicou.


Coordenadora-Geral de Promoção da Atividade Física do MS, Fabiana Vieira. Foto: Cássia Veras/Sesacre

De acordo com a chefe do Núcleo do Programa Academia da Saúde da Sesacre, Ana Maria Alves, a parceria é significativa para o fortalecimento das ações de promoção à saúde no Acre. “Conseguimos encaixar essa agenda com o ministério, que é muito importante no reforço da prática de atividade física, assim como a questão dos polos de academia pública, algo que precisa ser mais difundido no estado”, disse.


Para a coordenadora do Programa Academia da Saúde de Rio Branco, Elizabeth Viana, o estado não perde em discutir e planejar ações que envolvem e incentivam a atividade física. “Fico feliz com a capacitação, pois evidencia o trabalho que é oferecido gratuitamente, e nós atuamos para melhorar a saúde dos cidadãos”, declarou.


Fonte: Agência do Acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias